Obras do Museu no Art Project da Google

google-art-project1É com muito orgulho que anunciamos que grande parte das obras do nosso Museu fazem parte do "Art Project" da Google. O "Art Project" é uma galeria virtual que agrga as melhores obras, dos melhores Museus de todo o Mundo, é uma honra e um prestígio muito grande fazermos parte deste projecto.
Poderão consultar o nosso espaço no "Art Project" aqui!

Esta plataforma do Art Project não encaramos como um meio de visita ao tão rico acervo do nosso Museu, mas antes e tão-só um meio de divulgação do mesmo e convite para novos públicos poderem apreciar as obras in loco, num ambiente que se quer e pretende vivenciado.

Iniciámos esta nossa galeria com 50 obras selecionadas segundo uma política de divulgação essencialmente da “Arte Portuguesa”, entre as quais Bens de Interesse Nacional (a mais alta classificação no Património Móvel) como a Nossa Senhora do Rosário, a Cómoda Luís XV e a Papeleira com Alçado Indo-Portuguesa em estilo Inglês. No entanto, o projeto com o Cultural Institute da Google antevê a colocação de mais 30 obras até ao final deste ano. Escusado será dizer que reflete uma ínfima parte de toda a coleção em exposição permanente e reservas.

Este projeto ocupou a nossa equipa durante todo o Verão, desde os primeiros contactos que se estabeleceram em Maio de 2013, impossibilitando as férias do Verão da mesma. Mas sem dúvida que valeu a pena, pelo orgulho que nunca será demais demonstrar e sentir em sermos o segundo Museu em Portugal a aderir a tão valioso mecanismo de divulgação dos nossos valores artísticos. Águeda e a sua Fundação marcaram decididamente com este passo um ponto num “Mapa Mundi Museológico”, um itinerário irreversível na procura de novos paradigmas urgentes para uma cultura proactiva e para um crescente de responsabilidade numa área que durante décadas obstinava por uma inércia.

Segue, em anexo, a notícia no jornal Público do dia 8 de Outubro: “No maior dos museus virtuais já cabem dois palácios portugueses”, onde é feita a referência à Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, em Águeda no Art Project.

Ler Noticia do Público

Para além desta poderão visualizar outras notícias nos links que se seguem: